Bahia tem 96 cidades com alerta de perigo potencial devido ao acumulado de chuvas
05/05/2025
(Foto: Reprodução) Aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (9). Chuva causa transtornos em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador
Reprodução/Redes Sociais
A Bahia tem 96 cidades com o alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica perigo potencial relacionado ao acumulado de chuva. A atualização foi divulgada nesta sexta-feira (9) e entre os municípios estão Candeias, Camaçari e Simões Filho, todos na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo o Inmet, pode chover até 50 mm em apenas 24h nessas localidades. Há baixo riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Final de semana com chuva e possibilidade de nova frente fria: confira previsão do tempo em Salvador e outras cidades da BA
Os primeiros dias de maio foram de chuva intensa em cidades da Bahia. Na madrugada de sábado (4), o rio Subaé transbordou em Santo Amaro, no recôncavo, e deixou 80 famílias desabrigadas.
A cantora Maria Bethânia, que nasceu na cidade, chegou a divulgar um vídeo e uma mensagem chamando a atenção para os estragos causados pela enchente. Apesar disso, com a nova atualização do Inmet a cidade não aparece mais na lista de risco.
Salvador também registrou estragos causados pelas chuvas. Sirenes foram acionadas pela Defesa Civil e moradores de seis comunidades deixaram suas casas devido ao risco de deslizamento de terra. Apesar do clima nublado, a cidade também saiu da lista de alerta de perigo do Inmet. [Saiba como será a previsão do tempo em Salvador durante a semana]
Confira cidades com risco de alerta laranja de chuvas:
Alagoinhas
Alcobaça
Amélia Rodrigues
Araçás
Arataca
Aratuípe
Aurelino Leal
Barro Preto
Belmonte
Buerarema
Cachoeira
Cairu
Camacan
Camaçari
Camamu
Canavieiras
Candeias
Caravelas
Catu
Conceição da Feira
Conceição do Almeida
Conceição do Jacuípe
Cruz das Almas
Dias d'Ávila
Dom Macedo Costa
Entre Rios
Eunápolis
Gandu
Gongogi
Governador Mangabeira
Guaratinga
Ibicaraí
Ibirapitanga
Ibirapuã
Igrapiúna
Ilhéus
Itabela
Itabuna
Itacaré
Itagimirim
Itaju do Colônia
Itajuípe
Itamaraju
Itanagra
Itaparica
Itapé
Itapebi
Itapitanga
Ituberá
Jaguaripe
Jussari
Laje
Lauro de Freitas
Madre de Deus
Maragogipe
Maraú
Mascote
Mata de São João
Mucuri
Muniz Ferreira
Muritiba
Nazaré
Nilo Peçanha
Nova Viçosa
Pau Brasil
Piraí do Norte
Pojuca
Porto Seguro
Potiraguá
Prado
Presidente Tancredo Neves
Salinas da Margarida
Salvador
Santa Cruz Cabrália
Santa Luzia
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
São Felipe
São Félix
São Francisco do Conde
São Gonçalo dos Campos
São José da Vitória
São Sebastião do Passé
Saubara
Simões Filho
Taperoá
Teixeira de Freitas
Teodoro Sampaio
Teolândia
Terra Nova
Ubaitaba
Una
Uruçuca
Valença
Vera Cruz
Vereda
Previsão do tempo em Salvador
Chuva em Salvador
TV Bahia
De acordo com a Defesa Civil de Salvador, a frente fria que atingiu a capital baiana começou a se deslocar para oceano Atlântico. As chuvas que ainda estão sendo registradas na capital baiana são causadas pelos resquícios da frente fria ainda associados à atuação de um sistema de baixa pressão.
O órgão informou que os moradores das regiões onde as sirenes foram acionadas devido ao risco deslizamento de terra, devem permanecer em locais seguros nesta quarta-feira.
A previsão do Inmet informa que podem ser registrados acumulados de chuva de até 50 mm em 24h. Apesar disso, há baixo risco de alagamentos e deslizamentos.
Até sexta-feira, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas podem variar entre 22ºC e 29ºC.
A próxima semana deve ser de chuva. Uma nova frente fria poderá trazer ventos fortes, queda de temperatura e chuvas intensas.
LEIA TAMBÉM:
Maria Bethânia faz apelo após enchente em Santo Amaro deixar 80 famílias desabrigadas: ‘A natureza grita’
Sábado de chuva forte no recôncavo baiano
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻